Buscar
  • Portal do Direito

Quem pode pedir Revisão de Aposentadoria?

Conheça os tipos de revisão de aposentadoria e saiba qual é a melhor opção para o seu caso.


Você sabia que todos os aposentados possuem o direito de pedir revisão de aposentadoria junto à Previdência Social? É importante ressaltar que existem diversos tipos de revisão de aposentadoria, e que mesmo com a negativa administrativa do INSS é possível entrar com o pedido judicial.

Existem vários tipos de revisão de aposentadoria, entre elas destacamos algumas para você:

  • Revisão da vida toda ou da vida inteira

Para todos aqueles que solicitaram aposentadoria após 1999, só foram incluídos no cálculo do benefício os salários de contribuição de 1994 para frente, conforme regra aplicada no artigo 3º da Lei 9.876/99. No entanto, o referido dispositivo garantia para aqueles que fossem segurados da previdência a inclusão de todos os salários de contribuição.

Entre os dias 4 e 11 de junho o STF (Supremo Tribunal Federal) vai decidir se a revisão da vida toda é constitucional e se os aposentados terão ou não direito de considerar todas as contribuições previdenciárias no cálculo da sua aposentadoria. A Revisão da Vida Toda paga altos valores aos aposentados e pensionistas do INSS e beneficia todos os que se aposentaram nos últimos 10 anos.

Sendo assim, se você teve altas contribuições antes de 1994, poderá se beneficiar com a Revisão da Vida Toda, então não perca essa oportunidade.


  • Revisão do Teto

Todos aqueles que se aposentaram entre os anos de 1998 a 2003 tiveram seus benefícios limitados ao teto da época. Contudo, o valor do teto previdenciário foi aumentado por meio das Emendas Constitucionais nº 20/98 e 41/03 e o INSS não repassou a correção a todos os seus beneficiários.

Em 2010, o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu o erro do INSS, assegurando aos aposentados e pensionistas o direito desta correção mais o pagamento dos atrasados, no entanto, muitos aposentados ainda não receberam.


  • Revisão por ação trabalhista

Todo trabalhador que ganha uma ação trabalhista, na qual a empresa fica obrigada a recolher as contribuições previdenciárias referentes às diferenças de salário e outras verbas, tem direito de rever sua aposentadoria a fim de incluir essas contribuições.



Essas são só algumas opções de revisão de aposentadoria. O fato é que são comuns erros cometidos pelo INSS no cálculo das aposentadorias, por outro lado, a Justiça tem reconhecido esses erros, sendo que recentes decisões dos tribunais superiores têm beneficiado aposentados com um aumento de até 70% sobre o valor do seu benefício mais os atrasados.

O ideal é que um advogado previdenciário seja consultado para que analise seu caso e identifique qual a melhor opção para você. Entre em contato conosco pelo WhatsApp e saiba mais.



42 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo